sexta-feira, 8 de outubro de 2010

pequeno dicionário da Flor

Levi Nauter




Amor:   
Hoje fiz um teste: listei as palavras inteligíveis que saem da tua boquinha. A primeira, como já escrevi, foi “botar”. Nada de mamãe nem papai, mas ‘botar’. Essa era a tua síntese lexical.
Evoluíste, teu pequeno dicionário aumentou e nós nos sentimos alegres por fazer parte do contexto de tua aprendizagem. Tentamos ao máximo aumentar cada vez mais o teu leque de palavras, o teu contato com os amiguinhos da escolinha e a relação interpessoal com tios e primos.
Nesta semana[1] as tuas palavras começaram a deslanchar. Eu e a mamãe discutimos (no bom sentido) e chegamos na mesma conclusão quanto às palavras que nitidamente saem.

PALAVRA
SIGNIFICADO PRÓPRIO DA FLOR
Papai
sai com a maior facilidade e, segundo a mamãe, é a que mais fala quando chegas da escola, às 18h. Eu só chego cinco horas depois.
Mamãe
Nesta semana começou a sair a palavra sem ser em momento de desespero. Antes, dizias mamãe apenas quando choravas. Agora é diferente, a gente pergunta “onde está a mamãe?” e o que vemos é uma linda menina dizendo ‘mamãe’ – bem direitinho.
Sê ou Ce
Uma palavrinha que no teu dicionário pode significar SUBIR ou DESCER. Por exemplo, quando chegas perto de minhas pernas e ergue os bracinhos eu sei que queres colo. Estralando os dedinhos e com os os braços estendidos, tu me olhas e diz “sêê” – até que a gente não resiste.
Xixi
Palavra bem familiar aqui em casa. Mas, para ti, filha, serve para os dois estados: sólido e liquido; cocô e xixi. Com o detalhe de nos puxar em direção às fraldas para que te troquemos.
Xão ou Chão
Essa palavra serve para toda e qualquer coisa que caia no chão. Em alguns momentos equivale a ‘descer’.
Não
Significa isso mesmo: NÃO. Serve, basicamente, para que não te enchamos a paciência. Quando discordas de algo ou estás contrariada parece utilizares muito bem essa palavrinha para nos ‘cortar’. Nesses dias, seu eu perguntar “tu és o amor do papai?”, é fácil ouvir, de maneira curta e grossa: “não”.
Têtchi
No teu pequeno dicionário, é o mesmo que dizer ‘quente’.
Dêtchi
Essa utilizamos quando conversamos sobre higiene bucal. Ou seja, significa ‘dente’.
Cháu ou Xáu
Sempre que pões no ombro qualquer coisa com alça (isso inclui não só bolsa, como também balde, lata e sutiã), fazes o gesto típico de quem quer sair, acompanhado do que significa ‘tchau’.
Tátchi
Sempre que perguntamos “onde está a Maria Flor?”, estej onde estiveres nos responde: ‘tátchi’, como sendo aqui.
Tatáta
É o mesmo que cacáca, sujeira, algo que, essencialmente, não podes colocar na boca.
Nana nenê
Ontem, exatamente, ontem iniciaste a mais nova canção de ninar. Provavelmente ouviste na escola, porque a gente não costuma cantá-la.
A tua esperteza positivamente nos surpreende. Além dessas palavras, há um gás em ti que não te deixa parada. Danças, bate os pezinhos, as mãozinhas; mexe todo o corpo ao ritmo de qualquer música. Naquilo que for possível, tu sobes: balde, potes, cadeirinha, cadeirona, carrinho, triciclo, mesa – tudo é como se fosse uma escada. Nada mau para alguém com um ano e meio.
Continue assim.
Te amamos muito.


NOTAS
[1] Este texto foi escrito no dia 19-09-10. Postado depois devido à falta de tempo.

É bom também poder dizer que digitei o texto em 08-10-10, ao som do maravilhoso CD Call me irresponsible, do excelente vocalista Michael Bublé.  

A foto é tirada por esse pai apaixonado pela mãe e pela filha. Nesse dia, 01-09-10, recém chegávamos de uma pizzaria onde havíamos comemorado os 38 anos da mamãe, junto com avós, tios e dindos. Foi muito bom.

Um comentário:

  1. Amei o dicionário da Flor!!!!!! Que ela só aumente o léxico, enchendo de cor e vida muitas e muitas palavras.

    Grande beijo para todos.

    ResponderExcluir