quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

o cuidado e as tuas estripulias

Levi Nauter


[o cuidado e as tuas estripulias[1]]







Um dia sem você é muito tempo
Uma vida com você é muito pouca
João Linhares







Estou com dois dias para ficar pertinho de ti. Se, por um lado, isso é a melhor coisa que poderia me acontecer, por outro, os motivos não o são. Na quarta-feira, amanheceste muito rouca e com tosse. Eu, a mamãe e tu fomos dar uma passeada. Eu também tive consulta médica, antes da tua. Antes de chegar a tua hora, fomos para a casa da vó Jussara e do vô Elio.
[uma pausa. Você já diz claramente vó – tanto para ela quanto para ele – e, de qualquer modo os velhos ficam bobos de amor por ti, filha]
Pois, lá na vó tiveste febre. Quase 38. Fomos à pediatra e estás com problemas na garganta. Uma penca de remédios serão retomados até o final deste mês.
Desconfiamos, eu, a mamãe e a pediatra quem tem a ver com a tua sadia teimosia e com as tuas estripulias. Agora deste em teimar: o que pedimos para você não fazer é o que fazes. Aprendeste a tirar qualquer calçado e meias. E mais, você faz isso no tapete e fica nos testando – indo, devagarinho, com a metade do até que põe um pé inteiro no piso frio. Quando a mamãe ou eu chamamos tua atenção você corre até o sofá e fica rindo, às vezes dizendo ‘não’.
Isso é a coisa mais linda do mundo, não há como negar. Ver-te teimando é notar teu crescimento. Não tem preço observar-te desafiando tudo à volta. Porém, algumas coisas podem ser ruins para a tua saúde. Como agora, por exemplo, em que terás de tomar medicações por trinta dias. A pesar da beleza do teu desenvolvimento, teremos de continuar negando-te algumas das tuas teimosias. Ainda bem que és criativa. Eu não poderia deixar de registrar que ficarei dois dias contigo, além do final de semana. Isso totaliza quatro dias que vou ficar com o melhor presente divino: você.





[1] Texto escrito em 02-12-10 sob o som do DVD mais escutado aqui em casa, A galinha pintadinha 1. Num dia, tive de ouvir quase dez vezes o tal DVD. Ufa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário