segunda-feira, 11 de abril de 2011

[pequeno dicionário da flor 2]

Levi Nauter








Eu quero ver você aprender.

Galinha Pintadinha






Querida filha,

Este será meu último post tratando especificamente das tuas aprendizagens sobre as palavras. Sim, tu estas acima das palavras e por isso usei o sobre.
Acontece que a tua interação com as palavras estrapola o meu tempo de escrita. Enquanto preparo um texto o teu ‘dicionário’ interno vai crescendo, crescendo cada vez mais. E eu não dou conta de sistematizar tudo. Ademais, os contextos nos quais as palavras surgem mereceriam também um pequeno comentário senão ficaria sem graça para um leitor diferente de nós (eu e a mamãe).
Abaixo, seguem os principais verbetes usados por ti.


PALAVRA
SIGNIFICADO
Sitá
Significa sentar para o lugar que está sendo apontado por ti.
pataínho
Foi uma emoção quando ouvimos pela primeira vez você apontar para as árvores e dizer passarinho.
Uáua/auáua
É apalavra mais ouvida quando estás com sede: água.
Chorro/sassorro
As duas palavras significam cachorro. Porém, a primeira você fala automaticamente; a segunda, quando eu ou a mamãe inventamos de querer te ensinar.
Passar
Você fala essa palavra quase sempre com a mãozinha erguida para mim ou para a mamãe, querendo passear.
Vem
É isso mesmo. Serve, basicamente, para nos mostrar aquilo que queres e que nós não entendemos.
Íta
Esse adjetivo tu usas para as bonecas com o mesmo fervor com que dizemos pra ti: linda.
Vô e vó
Sem palavras. Significa o que entendemos mesmo.
Lôlo
Designação de apenas um dos olhos. Olho
Lólo
Designação para os dois olhos, ou para óculos.
Tólo
Quando queres colo.
Bucê
Quando queres descer de algo mais alto que tu.
Taíu
Quando sinalizas que algo caiu.
Sassage
Uma das coisas mais linda de se ver. Tu ficas de bruço, ergue a camisetinha e pede massagem.
Fuva
Quando o dia chega com chuva.
Fávi
Quando queres abrir o carro ou a porta da nossa casa. Chave.
Ôpa
Para o que a gente gosta de te dar, roupa.
Bãlêlo
Uma das palavras mais ouvidas nesse teu caminho para deixar as fraldas: “xixi no banheiro”.
Passabenssa
A mais recente do dicionário. Acho que tem a ver com as homenagens que recebeste. Parabéns! Mas tu dizes cantando aquela musiquinha...


O verbo ACHAR causou-me espanto dia desses. Eu e a mamãe estávamos conversando contigo quando, de repente, notamos que tu fazias duas conjugações bem interessantes, o que pode ser muito pra uma menina de dois anos. Pediste o bico (a chupeta) e dissemos que não sabíamos onde ela poderia estar; deste uma procurada e voltaste dizendo em alto e bom som “achei bico”. Realmente tinhas achado. Noutro momento, eu encontrei um bico e tu disseste “achou bico”. Que conjugação perfeita.
Maria, é muito bom ter você perto da gente. Melhor ainda é notarmos que estamos fazendo o melhor que podemos para que teu desenvolvimento aconteça. A tua história está só começando e já estás rabiscando-a por todos os lugares que passas. Acho que terás bons motivos para escrevê-la, registrá-la, gravá-la tanto em ti como nos que te cercam. E eu farei tudo o que puder para que ela seja bem escrita.
Te amo muito.








NOTA
O “pequeno dicionário 1” foi postado em outubro de 2010. Para visualizá-lo http://florzinhadaminhavida.blogspot.com/2010/10/pequeno-dicionario-da-flor.html

Digitei o texto ao som do novo disco da Francesca Battistelli, Hundred More Years. Acho legal o som dela e acho que também vais gostar quando estiveres maiorzinha.
A foto, pra variar, foi tirada or mim - um pai bem bobo por ti.



Nenhum comentário:

Postar um comentário